segunda-feira, 5 de março de 2012

Meu presente: um PAI PRESENTE.


Nesta postagem faço uma homenagem a Max, meu Mah, meu companheiro e futuro papai da Julia. Tem sido encantador ver o pai que está nascendo em vc. Te amamos, viu?!




Por mais que tenhamos a mente aberta, sem machismos ou feminismos exacerbados, há sempre uma divisão de papéis entre homens e mulheres. Isso também fica evidente neste momento de preparação para chegada de nossa filha. Sei muito bem que a mulher gestando passa pelas maiores transformações, de físicas a emocionais, porém o futuro pai também não surge de uma hora para outra...são dois novos papéis, de mãe e pai, que terão que ser aprendidos. Posso dizer que a mãe que há em mim e o pai que há nele estão em continuo nascimento. Pensando assim, é sábia a natureza que nos dá esse tempo de nove meses (embora seja difícil essa espera que parece não ter fim), pois na verdade serão três pessoas a nascer: pai, mãe  e filha. 

Minha alegria tem sido perceber que Max é muito presente desde o começo. Foi ele que percebeu minha cintura mais larga e categoricamente disse: Sol vc está grávida! Naquela mesma noite compramos um teste de farmácia e surgiu o positivo que mudaria nossas vidas. Ele não falta a uma consulta ou ultrassom sequer. Opina, tira dúvidas com o médico, se interessa pelas coisas que eu leio sobre o tema gravidez, acompanha pelo site o desenvolver semanal da gravidez, me apóia quando digo que quero ter um parto normal. Sempre foi extremamente cuidadoso comigo e agora isso é ainda mais forte.

Max treina junto comigo a troca de fraldas e o banho em CACO nosso cobaia macaquinho de pelúcia. Isso me encanta pois sei que essas tarefas caberão com mais freqüência a mim, até porque ele volta a trabalhar bem mais cedo. Tenho certeza de que os momentos que ele compartilhará com ela, mesmo que nessas tarefas rotineiras, serão fundamentais para aumentar o vínculo, a amizade e cumplicidade entre eles, e acredito que tais momentos devam ser incentivados sempre. Max curte comigo cada roupinha, produto e objeto comprado para Julia, mesmo não entendendo muito para que “tanta coisa”, no universo mais prático dos homens.

Conversamos muitas vezes sobre a forma como educaremos nossa filhota, sobre como lidaremos com autoridade, e divagamos sobre como será a personalidade dela, suas reações etc...pode parecer bobagens de pais de primeira viagem, mas me emociona como a idéia de ser pai foi absorvida por ele com delicadeza, alegria e boas perspectivas.

Estamos enfrentando ainda a mudança de conviver sob o mesmo teto...o que até então não acontecia pois morávamos com nossas respectivas famílias. Mas fica evidente em seus gestos e em nossas conversas a disposição para acertar, como ele mesmo diz: o fazer direito, fazer dar certo. É muita mudança de uma vez mas  Mah tem se saído muito bem e fico cada dia mais orgulhosa do marido, companheiro e pai no qual ele vem se transformando.

Nesse emaranhado de papéis, mãe e pai, acabam sendo um só, devem se somar pois o nosso principal papel é amar, cuidar e ensinar esse ser que tem o condão de estreitar os laços de afeto, cumplicidade e responsabilidade. E é delicioso ter um pai presente...um presente de pai para nossa Julia.

Um comentário: